Prepare-se: O mundo será bem mais disruptivo do que somos capazes de imaginar!

Uma nova Era está começando em que os profissionais precisarão ser cada vez mais originais. As convenções, antes intocáveis nas organizações, passarão a ser alvo de questionamentos constantes. Uma nova forma de gerir, baseada na utilidade e inventividade é o novo caminho.

 

Os profissionais terão a oportunidade de “inventar” o emprego que desejam, cada dia menos abrindo mão da liberdade em discordar para criar, desenvolver e construir. Há pouco mais de um mês, foi revelada pela primeira vez na história a foto de um buraco negro, que inclusive ilustra esse artigo. No dia em que houve este verdadeiro marco que pode inspirar gerações de cientistas, bati um papo com o Cesar Souza sobre como inspirar gerações de outros profissionais e, com sua visão estratégica e brilhantismo em fazer analogias, ele trouxe alguns insights que agora compartilho com vocês.

 

Os buracos negros surgem a partir de estrelas moribundas, que explodem no final da vida. Depois de consumirem todo o seu combustível, sofrem um colapso gravitacional interno. O que resta delas é transformado em um objeto super compacto do qual nem a luz consegue escapar.

 

Nas empresas, são vários os “buracos negros”: as forças gravitacionais que destroem valor. Uma delas é quando o país entra em crise e uma onda de desempregados deixam de consumir produtos e serviços. A falta de crédito, a economia estagnada e regras do jogo econômico mudando todos os dias, arrastam empresas para o buraco vermelho do prejuízo. Outra força é o mundo em reconfiguração que produz soluções disruptivas que destroem negócios do dia para a noite. E uma terceira força, esta ainda mais terrível, ocorre quando uma empresa não faz seu dever por um longo tempo. E se autodestrói.

 

Conflitos entre sócios; falta de estratégia; de rumo; equipes ineficientes; falta de integração; atendimento inadequado; estruturas inchadas; sistema e processos obsoletos e tantas outras ineficiências e omissões. 

 

Esse conjunto de circunstâncias, são fagulhas corrosivas da saúde de uma empresa e sempre a arrastam para o ponto em que nenhuma consegue escapar. 

 

Quais as forças gravitacionais que formam o “buraco negro” na sua empresa? 

 

Uma nova Era está começando. Vamos migrar do Moon Shot para o Mars Shot.

 

Explico:

 

Em 1961, o Presidente Kennedy fez o histórico discurso em que definiu um propósito para a NASA e para o seu Governo: “Até o fim desta década colocaremos o homem na Lua e o traremos vivo de volta!” Disse e fez! No dia 20 de julho de 1969 – há 50 anos daqui a pouco - Neil Armstrong deu o pequeno passo na Lua que se tornou um grande passo para a humanidade. 

 

Foi o chamado Moon Shot. E que passo! Muito do que usufruímos hoje de tecnologia, da Internet, Data Analytics, satélites de comunicação, telefonia móvel, imagens de ressonância magnética, ultrassonografia, biotecnologia e tantas outras tecnologias, podem ter sua origem rastreada nos projetos da NASA para cumprir o objetivo traçado por Kennedy.

 

Moon Shot passou a ser utilizado como um jargão para líderes definirem metas ousadas para suas empresas. Mas a expressão será em muito breve considerada obsoleta! 

 

Explico, mais uma vez: 

 

Estamos começando uma nova Era, pois todo o foco da NASA agora está agora voltado para a Missão Orion: a conquista de Marte.

 

Muita coisa sendo desenvolvida para o lançamento previsto para maio de 2023, numa nave tripulada por seis astronautas, uma delas mulher.

 

O que está em jogo agora pode até nos fazer pensar que a tecnologia usada para a ida a Lua era coisa de amadores. 

 

Estaremos em breve virando mais uma página e dando outro pequeno passo em Marte.

 

Mas será um salto quântico na História da Humanidade.

 

Amigas leitoras e Amigos leitores: Deixo a vocês esta analogia do César e a reflexão: Sua empresa está se preparando adequadamente para as mudanças profundas que já estão acontecendo e aquelas ainda mais intensas que irão ocorrer no seu mercado, na sua área de gestão de pessoas, na sua forma de se relacionar com seu cliente? Pondere as convenções que existem e abandone aquelas que já não convém mais!

 

Por Ricardo Quarenghi

Postado em: 24/04/2019
  • Receba as novidades e promoções
    Digite seu e-mail
  • Fale conosco
    Nossos atendentes estão aguardando
    (44) 3233.9825
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, trade dress, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da INCAC INSTITUTO. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização.